quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A juta, também na decoração, em almofadas sacolas, nas decorações rusticas....toalhas de mesa rustica...

A juta está sendo usada muito na decoração, como é uma fibra que encolhe muito é aconselhavel umedecer antes e usar tecido que são imitação da juta com algodão, pois ao sentar é irritante e alérgico, de contato e o cheiro também, alguns tecidos tem mistura de algodão e aloe vera que fica macio, nos estofados é aconselhável levar a uma firma para impermeabilizar tal tecido.
É extremamente econômico.



http://coisasdagil.blogspot.com/2011/02/toalhas-de-mesa-de-juta-rustica-vasos.html

Confira mais sobre juta aqui pois a postagem está mais completa.


http://coisasdagil.blogspot.com/2011/02/toalhas-de-mesa-de-juta-rustica-vasos.html







http://coisasdagil.blogspot.com/2011/02/toalhas-de-mesa-de-juta-rustica-vasos.html
























fontes:









Tecido de Juta

Conselho de amiga: tudo que vc vai fazer com este tecido, lembre-se sempre que ele encolhe muito, se vc for encapar uma caixa com este tecido deixe o excedente pois só o fato de passar a cola, umedece e encolhe.


Varios supermercados já pensam em substituir as sacolas plasticas por juta.



O tecido de juta é um dos mais utilizados depois do algodão. É totalmente versátil, econômico, forte e durável. É ecologicamente correto e não estraga facilmente sob a exposição de luz solar. Atualmente a cidade que mais cultiva a juta como matéria-prima é o Bangladesh, e o maior fabricante de mercadorias é a Índia, sendo seguida por China, Tailândia, Mianmar, Butão e Nepal.
http://www.portaisdamoda.com.br/

INDUSTRIA DE JUTA SURGE COMO ALTERNATIVA AO PLASTICO.
A indústria da produção de fibras naturais como a juta e a malva, cultivadas nas margens dos rios amazônicos, ressurge como uma opção para enfrentar problemas de poluição gerados pelo uso de sacolas plásticas, segundo especialistas do setor.
"A juta e a malva já tiveram uma época de auge no Brasil, mas depois as fibras sintéticas começaram a substituí-las e muitas empresas tiveram que fechar. Agora, ressurgem como uma alternativa ecológica", disse à Agência Efe o agrônomo Arlindo Leão, secretário-executivo do Ifibram (Instituto de Fibras da Amazônia).
O polipropileno passou a substituir as fibras de juta e malva e o algodão na fabricação de pacotes para produtos agrícolas no país. O transporte a granel, no qual o produto agrícola é levado diretamente nos contêineres de caminhões e navios, sem ser empacotado em sacos, também reduziu a demanda por fibras naturais.
Arlindo Leão lembrou que os primeiros cultivos de juta e malva no país remontam à década de 30 e foram trabalho de imigrantes japoneses.
"Para o plantio não se desmata a floresta, pois se usa só as ribeiras dos rios onde não há vegetação e o cultivo dispensa o uso de adubos químicos e agrotóxicos", explicou.
Referência no setor, a Companhia Têxtil de Castanhal processou cerca de 12 mil toneladas de juta, utilizado na fabricação de sacos para embalar café de exportação e batatas-doces e em tecidos para a indústria automotiva, artesanal, de toalhas de mesa ou de móveis.
O gerente de vendas da empresa, Ilton Sagioro, explicou que na produção, realizada com teares irlandeses, suíços e espanhóis, são utilizados apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais, o que torna o produto totalmente biodegradável.
Para conseguir atender à demanda no país, de 22 mil toneladas, as empresas brasileiras dedicadas ao setor devem completar a matéria-prima com a importação de entre oito e dez mil toneladas de juta de Bangladesh, único país com capacidade exportadora da fibra.
http://www.folha.uol.com.br/


Um comentário:

  1. Olá Gil.
    blog também é cultura.
    adorei saber desse tecido que eu aprecio. Adoro sua rusticidade. Legal
    bjão
    mari

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails